Melancólico e fantasioso, Folklore explora outras facetas de Taylor Swift

 

Como um álbum não planejado tornou-se uma virada de chave na carreira da artista

 Sem nenhuma estratégia aparente ou single lançado para criar expectativa, Folklore veio como uma avalanche em 24 de julho de 2020. O 8° álbum de estúdio de Taylor Swift foi considerado o mais diferente de sua carreira até então, uma vez que a cantora abandonou a estética colorida e divertida de seu último álbum Lover para uma pegada mais indie e alternativa, quase sombria. Além disso, agora não só inspirada em suas vivências pessoais, Swift passava a ser narradora de histórias alheias.

O maior exemplo disso está nas faixas “cardigan”, “august” e “betty”, que relatam a história do triângulo amoroso fictício entre Betty, James e Augustine, respectivamente. “cardigan” é a primeira música da trilogia e mostra a perspectiva de Betty sobre seu relacionamento com James. A música traz o sofrimento de uma jovem que foi enganada e magoada pelo seu primeiro amor. 

“august” é a perspectiva de Augustine, a garota com quem James passou o verão. Com um tom nostálgico, a música retrata o amor proibido vivido pelos personagens. Além disso, transmite a dualidade de emoções vividas por Augustine, entre a esperança/ilusão de ser escolhida por James e a aceitação de que no final ele nunca a pertenceria por completo. Por último, “betty” é um “pedido de desculpas” de James. Durante toda a música, o jovem se lamenta por toda a situação, alega que Augustine foi apenas um caso de verão e questiona Betty sobre uma possível segunda chance.

Para além da fantasia, a faixa “the last great american dynasty” conta a história verídica da socialite Rebekah Harkness, moradora da mansão Holiday House, em Rhode Island – Estados Unidos. A letra narra detalhadamente a vida luxuosa e polêmica de Rebekah entre as décadas de 50 e 60. No final da canção, é revelado que a dona da mansão atualmente é a própria Taylor que, de certa forma, identifica-se com a socialite pela forma na qual sua imagem costumava a ser retratada pela mídia. 


Confira a letra de "the last great american dynasty" (Vídeo: Reprodução/Youtube) 

O teor melancólico permanece por todo o disco por intermédio do forte uso do piano e violão. No entanto, o romantismo, marca registrada da cantora, também não fica de fora. A faixa “invisible string” é apontada como uma alusão ao seu antigo relacionamento com o ator Joe Alwyn. Outras temáticas como a fuga da realidade e a volta ao passado também estão presentes durante o álbum, mais especificamente nas canções “seven” e “the lakes”.

Além disso, um destaque necessário à faixa “epiphany”, que carrega em sua letra, de uma forma metafórica, toda a fragilidade vivida pelas pessoas durante a pandemia e ainda presta homenagem aos que estiveram na linha de combate à COVID-19.


Confira a letra de "epiphany" (Vídeo: Reprodução/Youtube) 

Com um repertório lírico impressionante e melodias harmoniosas e serenas, Taylor Swift apresenta um amadurecimento musical, que ultrapassa a ideia de canções chicletes e desenvolvidas apenas para atingir grandes charts. Folklore consolida Taylor como uma verdadeira contadora de histórias e uma artista sem medo de experimentar as mais variadas peculiaridades presentes no mundo da música.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Melodrama” carrega todo o sentimentalismo e vulnerabilidade de Lorde

A estética de "Fine Line" traz um Harry Styles sentimental e livre