Análise da vida de Maria Bethânia no momento do álbum “Abraçar e Agradecer”

 

Maria Bethânia Viana Teles Veloso, nascida em Santo Amaro, no ano de 1946 é uma cantora, compositora e poetisa brasileira conhecida como "Abelha Rainha da MPB". Em 2016, a cantora completou 50 anos de carreira e 70 anos de vida, dando início a turnê “Abraçar e Agradecer". A turnê foi alvo de críticas positivas e passou por diversas cidades brasileiras.

Durante os seus 50 anos de profissão Bethânia recebeu algumas homenagens, entre elas ter sido a grande homenageada da 26ª edição do Prêmio da Música Brasileira, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.  Neste mesmo momento, no Paço Imperial do Rio de Janeiro, a cantora foi tema da exposição “Maria de Todos Nós”, com curadoria de Bia Lessa.

No ano seguinte, o desfile de carnaval da Mangueira teve a vida da artista como enredo, sob o título “A Menina dos Olhos de Oyá”, rendendo para a escola de samba carioca o título de campeã.

 

Também neste período, fica evidente sua relação com a literatura e a poesia. Ela esteve envolvida em projetos como: o programa de TV “Poesia e Prosa com Maria Bethânia” e uma leitura de textos em Maputo, Moçambique, ao lado do moçambicano Mia Couto e do angolano José Eduardo Agualusa.

Na época a artista estava prestes de receber o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Bahia. O título foi oferecido pela faculdade de arquitetura e das escolas de belas-artes, teatro, dança e música. Conforme revelação do professor João Carlos Salles, reitor da universidade, para a Época: “Nos 70 anos da UFBA, prestamos essa justa homenagem à baiana que nasceu junto com a universidade e é responsável pela divulgação e preservação, através de sua voz, de dois importantes patrimônios imateriais brasileiros, sua voz e sua poesia”.

O álbum “Abraçar e Agradecer” permite conhecer a trajetória e os sucessos de Bethânia. A experiência de ouvir as faixas e assistir o DVD é uma imersão na história da MPB e da literatura nacional, além de levantar questionamentos sobre a sociedade brasileira. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Melodrama” carrega todo o sentimentalismo e vulnerabilidade de Lorde

Melancólico e fantasioso, Folklore explora outras facetas de Taylor Swift

A estética de "Fine Line" traz um Harry Styles sentimental e livre