Folklore: Uma nova era da Taylor Swift em meio a pandemia de COVID-19

Folklore é o oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift. Lançado em 24 de julho de 2020 por meio da editora Republic Records, a produção foi reconhecida com o grande destaque da época, rendendo para a artista o prêmio de álbum do ano no Grammy.

A obra surgiu no contexto da pandemia de COVID-19, período marcado por uma longa quarentena, e que para Swift, resultou no cancelamento da turnê mundial prevista para promover o disco anterior “Lover” (2019).

Nesse período de isolamento Taylor leu e assistiu ficções que serviram como inspiração para suas criações. Experimentar diferentes pontos de vista narrativos resultou na composição de músicas que vão além do estilo biográfico que marca sua carreira. 

Em razão da pandemia, a artista adaptou um estúdio de gravação dentro de sua casa. O processo criativo e de produção foi, portanto, auxiliado remotamente por uma equipe espalhada ao redor do país. Parte desse processo foi documentado no longa metragem “Folklore: The Long Pond Studio Sessions”, disponível na Disney+.


O documentário foi lançado em novembro de 2020 (Foto: Reprodução/Disney+)

Sem grandes estratégias comerciais, o álbum se destaca por criar uma atmosfera mais fantasiosa, um mundo de histórias não vividas por Swift. Esse distanciamento de acontecimentos pontuais de sua biografia permite que ela enxergue diferentes pontos de vista. Aqui, ela toma uma posição de cima, e olha para um universo amplo e distante, sem julgá-lo, mas reconhecendo sua complexidade.

Embora as histórias contadas nas faixas retratem sentimentos universais, Taylor Swift não se afastou completamente dos temas que sempre a inspiraram. Ainda é possível encontrar letras sobre o seu namoro da época, inimizades e a famosa rixa com a antiga gravadora.

Folklore representa uma fase diferente da artista, que foi muito bem recebida pela crítica. Taylor mais uma vez prova sua capacidade de inovação, a qualidade do seu trabalho e sua intensa ligação com o público.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Melodrama” carrega todo o sentimentalismo e vulnerabilidade de Lorde

Melancólico e fantasioso, Folklore explora outras facetas de Taylor Swift

A estética de "Fine Line" traz um Harry Styles sentimental e livre